O que é TAVI?
Implante Percutâneo Transcateter de Válvula Aórtica, o TAVI, é um procedimento cirúrgico pouco invasivo, com o objetivo de tratar a válvula aórtica, reestabelecendo volumes normais de passagem do fluxo de sangue do ventrículo esquerdo para a aorta.
O TAVI é uma técnica capaz de reduzir o tempo de internação, abreviar a recuperação, reduzir a possibilidade de transfusão sanguínea e o risco operatório.
Em que situações é realizado o TAVI?
O procedimento é indicado para pacientes portadores de estenose aórtica, uma doença degenerativa provocada pela calcificação dos folhetos da valva, comum em pessoas com idade avançada. Não há medicação que resolva o problema e, quando os sintomas aparecem, a doença deve ser tratada o quanto antes, devido ao risco de complicações graves.
O diagnóstico e tratamento da estenose aórtica em Manaus é feita pelo Cardiologista Intervencionista.
Como é feito o TAVI?
Semelhante ao cateterismo, por meio de um cateter, consiste em colocar uma prótese no anel valvar aórtica que encontra-se doente. O percurso é monitorado com técnicas e equipamentos de radioscopia e ecocardiografia.Uma vez no local correto, ela é expandida, empurrando a valva danificada e assumindo o trabalho de regular o fluxo sanguíneo.
A Sociedades de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) e de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) o uso da TAVI para tratamento de estenose aórtica deve ser conduzido por uma equipe multidisciplinar composta por:
• Cardiologistas hemodinamicistas;
• Cirurgiões cardiovasculares;
• Especialistas em imagem cardiovascular.