Embolização de Mioma

O mioma uterino é um ou mais tumores pélvicos benignos que ocorrem em mulheres em idade reprodutiva, na faixa dos 30 a 50 anos que se desenvolve a partir do crescimento irregular de células do tecido muscular do útero, o miométrio. A causa exata ainda é desconhecida, porém seu crescimento está associado ao hormônio estrogênio. Os miomas uterinos não têm chance de se tornarem maligno.



Sintomas do Mioma Uterino


A queixa principal é a dificuldade em engravidar, o que é perfeitamente possível após o procedimento da Embolização de Mioma. Abaixo também há outros sintomas, sendo:

• Prisão de ventre;
• Sangramento excessivo;
• Perda espontânea de urina;
• Dores durante a relação sexual;
• Dores no baixo ventre e na pelve;
• Dificuldade de engravidar ou manter uma gestação.

Como funciona a embolização de mioma?

A embolização uterina é um método inovador de tratamento dos miomas que devolve a qualidade de vida para as mulheres, sendo um método minimamente invasivo, sem necessidade de anestesia geral.
O procedimento é feito a partir de um cateter (um cabo fino e flexível, de alta tecnologia), conduzido até atingir as artérias uterinas. Uma vez que o cateter esteja na região próxima ao mioma uterino, os médicos fazem a liberação de microesferas, feitas com material biocompatível que irão bloquear o fornecimento de sangue para o mioma, que deixará de receber oxigênio e nutrientes. As células do tumor param de crescer e podem até regredir – aliviando significativamente os sintomas.
A embolização do mioma evita a retirada do útero, além de proporcionar um período de recuperação mais rápido. Não há cicatrizes ou comprometimento estético.
Após o procedimento, a paciente deverá realizar consultas de retorno com o médico cirurgião que realizou a embolização e com o médico ginecologista.

Onde realizar a Embolização de Mioma em Manaus?

Em Manaus, este procedimento é feito pelo Dr Marcus Grangeiro, Médico Cardiologista Intervencionista, cirurgião com grande experiência em embolização de miomas.